Como a Janela já havia informado, no Governo Lula a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) volta a ter status de ministério e terá no seu comando o deputado petista Paulo Pimenta.
A informação foi oficializada nesta quinta, 29/12, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, junto com os demais participantes de sua Esplanada dos Ministérios.
Em 10/11, em seu Twitter, o gaúcho Paulo Pimenta já havia antecipado a sua plataforma: “Na comunicação vou defender e apoiar uma forte política de apoio as rádios comunitárias e TVs públicas, educativas e comunitárias. Sites e mídias independentes e muita criatividade para quem está fazendo coisa nova, ousada, criativa e inclusiva”.
Alteração nas Comunicações
No ministério das Comunicações, no entanto, as previsões de que entraria também um deputado petista, Paulo Teixeira, foram alteradas por Lula para agradar o União Brasil, partido com votos significativos na Câmara. O titular agora será o deputado federal Juscelino Filho, que, portanto, não terá mais a Secom sob seu guarda-chuva, como foi durante o governo Bolsonaro. E, com isso, Paulo Teixeira foi remanejado para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ATUALIZAÇÃO EM 01/01/2023
Em edição especial do Diário Oficial, no domingo, 01/01/2023, logo após sua posse, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou, junto com as nomeações dos demais ministros, a de Paulo Pimenta como o novo responsável pela Secom, conforme informado acima pela Janela:
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIALDECRETO DE 1º DE JANEIRO DE 2023 |
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Paulo Pimenta assumirá a Secom de Lula, agora ligada de volta à presidência (em 22/12/2022)